Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Você sabia que, 85% das causas da obesidade são de origens culturais, emocionais e comportamentais e que somente 15% das causas da obesidade são de origem metabólica? Destes 15%, podemos dizer que 5% são genéticas e 10% hormonais?
Você sabia que, as pessoas acima do peso comem, além da conta, porque tem sempre uma emoção e um sentimento por traz da compulsão alimentar?
Descobrir quais são as causas emocionais que impedem o emagrecimento é o primeiro passo para trazer à consciência os reais motivos que bloqueiam a conquista do peso ideal ou até mesmo sua manutenção.
Mas, afinal de contas, o que são Sabotadores do Emagrecimento?
Podemos dizer que, os sabotadores do emagrecimento são as causas emocionais da obesidade, pois aquilo que nos sabota tem um grande valor em nossas vidas e quanto maior este valor, maior é a probabilidade de cedermos e o sabotador vencer, pois estamos falando de crenças limitantes.
Os sabotadores do emagrecimento devem ser entendidos como ganhos secundários, que nos trazem um prazer imediato e nos ajudam a lidar com algum desconforto ou com a falta de algo. Desta forma, podemos entender que, por vezes comemos para eliminar, momentaneamente, um desconforto e/ou para nos equilibrar emocionalmente, mesmo que a consequência disso seja ganhar alguns quilos a mais.
Mas, imagino que você esteja se perguntando … como tudo isso funciona na prática? Não é mesmo?
Bem, me acompanhe, que vou te explicar.
Tudo isso funciona por meio das 4 engrenagens cerebrais, Pensamento – Sentimento – Comportamento – Hábito, acontece da seguinte forma:
Quando eu PENSO em algo, eu gero um SENTIMENTO, uma emoção, que dispara um COMPORTAMENTO e um comportamento realizado, repetidas vezes, se torna um HÁBITO, que entra no piloto automático, ou seja, fazemos sem nos dar conta.
Desta forma, podemos desenvolver hábitos bons e os maus hábitos, que se tornam SABOTADORES e nos levam a ganhos secundários, que nos impedem de atingir os nossos objetivos de emagrecimento.
A grande questão, não é se você tem sabotadores, mas sim, quem são eles e como estão presentes na sua vida, pois nos autossabotamos porque ganhamos algo em troca.
Atualmente, sabemos que existe em torno de 27 sabotadores do emagrecimento e que alguns deles estão relacionados à compulsão alimentar, a padrões adquiridos em família, ao apego a autoimagem atual, obtenção de prazer através da comida, válvula de escape contra emoções ou sensações desconfortáveis, tentativa de se agradar, dentre outros.
Destaco, por hora, os 4 sabotadores mais comuns:
- Comer para compensar alguma falta: este é um dos principais ganhos secundários que as pessoas têm, utilizar a comida para preencher um vazio, um sentimento de falta.
Exemplo: só me sinto melhor quando estou comendo.
- Comer como expressão de afeto: é quando o ato de comer está conectado com o afeto na família.
Exemplo: os pais ou cônjuge demonstram seus sentimentos verdadeiros por meio da comida e eu preciso comer para me sentir amada ou por medo de ser rejeitada.
- Valorização excessiva do prazer através da comida: aqui, o prazer está no topo da hierarquia de valores. O que importa na vida é ter prazer.
Exemplo: o comer é a única ou uma das únicas fontes de prazer na vida, ou “quando como esqueço todos os meus problemas”.
- Comida como válvula de escape de emoções ou sensações desconfortáveis: qualquer sentimento e emoção é motivo para comer. Essa é uma programação que já está automática na pessoa.
Exemplo: quando estou feliz, quero comemorar comendo algo gostoso, ou quando estou triste, ansiosa, estressada preciso comer alguma coisa, por vezes, um chocolate, um doce, para me aliviar do desconforto.
É fundamental entender, que o objetivo não é lutar contra os sabotadores, mas sim enfraquece-los e desativá-los, para criar um nova realidade, que possibilite a conquista do peso ideal.
Se você não está conseguindo conquistar o corpo que você quer, neste exato momento, então reflita sobre as seguintes questões:
Quantas tentativas frustradas de emagrecimento você teve nos últimos 3 meses?
Quais são as suas CRENÇAS LIMITANTES em relação a EMAGRECER?
Infelizmente, nossas crenças limitantes são, na grande maioria das vezes, inconscientes, o que dificulta a busca.
Talvez, seja mais fácil identificar crenças limitantes de outras pessoas, porque estamos olhando de fora, mas quando se trata das nossas próprias crenças é um pouco mais desafiador.
A melhor forma de você identificar uma crença limitante ou fortalecedora é através das emoções, analisando e avaliando como você se SENTE em determinadas situações.
Por exemplo, se você quer realmente emagrecer pense o seguinte:
Como você se sente quando pensa em emagrecer?
Como você se sente quando está perto de algum alimento gostoso?
Como você se sente quando abre o seu armário para escolher uma roupa?
Ou então, como você sente quando alguém te convida para jantar, por exemplo?
As emoções sempre saltam, porque é ali que estão as nossas crenças mais profundas a respeito de emagrecer, de conquistar o peso ideal, ou até de outros assuntos e é por isso que precisamos ter consciência de que nada é mais importante do que como nos sentimos.
Muitas vezes, equivocadamente, quando nos sentimos mal em determinada situação, temos a tendência de fugir daquela situação, no entanto, uma forma mais certeira de intensificar uma situação negativa é fugindo dela. Sabe por que?
Porque tudo que você resiste, persiste!
Desta forma, quando você perceber que está resistindo a alguma coisa, pare de resistir e aceite aquilo como algo que faz parte de você. Pense, que tipo de crença eu tenho, que está gerando essa emoção ou criando essa situação?
O que realmente funciona no processo de emagrecimento saudável e sustentável é uma revisão mais profunda sobre os hábitos alimentares e comportamentos que você tem diante da comida. É mais demorado, mas certamente são aprendizados que se carrega para a vida toda. Assim, manter um peso saudável e não voltar a engordar fica bem mais fácil.
Então, gostaria de deixar claro que a compreensão sobre como perder peso com saúde vai além de querer diminuir o número que aparece na balança, envolve um conhecimento mais profundo do próprio corpo, de suas necessidades e de suas crenças.
Eliminar peso de forma saudável é um processo gradual e deve considerar também seus aspectos emocionais.
O segredo, está na relação que você tem com a comida, pois para controlar a ansiedade por comida é preciso primeiro, fazer as pazes com ela…