Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Ter autorresponsabilidade significa ter a capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na sua vida, incluindo os erros e os acertos, o sucesso e o fracasso. Tudo o que chega até você, de alguma maneira, começou em você.
Ser responsável é responder pelas próprias ações positivas ou negativas. É assumir a liderança de suas escolhas e comportamentos, entendendo que os erros são experiências que podem ser transformadas em aprendizado e crescimento.
Muitas pessoas acabam fugindo da responsabilidade para não se sentirem culpadas. A culpa faz parte de todo ser humano. Existe uma diferença entre reconhecer que errou assumindo a responsabilidade e assumir um erro sentindo-se culpada.
Reconhecer o erro é saudável e assumir a responsabilidade, também. Quando isso acontece é muito provável que a experiência se transformou em um aprendizado, para não cometermos o mesmo erro novamente.
Perceba a diferença:
“Eu sou culpada”.
“Eu sou responsável”.
A responsabilidade é uma escolha que traz emoções positivas, faz com que você se perceba com seu potencial, ativa, motivada a se voltar para o futuro, enquanto a culpa é uma emoção negativa, que paralisa e que faz com que você se volte para o passado.
A partir de agora, troque a culpa pela responsabilidade e perceba como o campo de possibilidades cresce.
Seja responsável pelos seus erros e veja como você cria espaço para tirar algum aprendizado de cada situação.
Atente-se as suas escolhas e comportamentos para planejar novas estratégias a serem testadas no futuro.
Cuide das suas emoções …
A AUTORRESPONSABILIDADE é a primeira grande chave da mudança e lembre-se:
Tudo começa em você!