Tempo de leitura: 1 minuto
Pelo que você é grato hoje?
A neurociência nos explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão.
Ao nos sentirmos gratos ativamos o sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar.
Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
A dopamina é a substância que nos motiva a irmos em busca de nossos objetivos e sonhos.
Ela funciona como um ciclo de realização: quanto mais nos sentimos felizes e realizados, mais nosso organismo sente a necessidade de realizar outras metas. E, quanto mais esse processo é reforçado, mais se desenvolve em nossa mentalidade.
Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com pequenas coisas do dia a dia, uma vez que são capazes de colocar seu foco nos acontecimentos positivos.
Quando possuímos a capacidade de nos sentirmos gratos pelas coisas que acontecem em nossa vida, deixamos de condicionar a felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo.
A gratidão funciona como uma espécie de blindagem que eleva os níveis de emoções positivas e nos protege de emoções consideradas negativas — como arrependimento, frustração e decepção.
Isso porque o ato de nos sentirmos gratos faz com que valorizemos nossos acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos ao longo da vida, elevando assim nossa autoestima.
Ser grato, segundo Robert Emmons (um dos maiores pesquisadores sobre poder da gratidão) é um antídoto que pode ser utilizado na luta contra a depressão.
Quer aprender a se sentir mais grato?
Descubra como no curso online Mindset de Gratidão.
Clique aqui para saber mais.
Seja grato hoje e sempre!
Com amor e gratidão,
Viviane Minozzo