Como diferenciar fome de vontade ou desejo incontrolável de comer

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você sabe como diferenciar fome daquele desejo incontrolável de comer?

Talvez pareça óbvio, mas não é, uma vez que a maioria das pessoas tem dificuldade em reconhecer e diferenciar estes estados.

O primeiro passo para aprender a diferenciar a fome do desejo incontrolável de comer é saber observar-se, prestar atenção aos sinais de seu corpo e também aquilo que está passando em sua mente, o que está pensando e sentindo.

Vamos entender como isso funciona?

A fome é a sensação de uma necessidade física, aquele vazio no estômago, que vem de forma gradativa (vai aumentando aos poucos), ao ingerir líquidos tende a passar e tem a saciedade (ao comer algo passa). Isso acontece quando você fica horas sem comer e não vem acompanhada do desejo de nenhum alimento específico.

Se você acabou de comer e ainda assim quer comer mais, certamente é vontade de comer e não fome. É querer comer algo, normalmente está relacionada ao que te apetece, ao que te traz mais satisfação (aquela certa comida). Observe-se e espere passar 20 minutos, que é o tempo que o cérebro precisa para processar a informação de que o estômago está cheio e procure tirar o foco da situação, evitando assim adquirir este hábito.

Agora, se você sentiu uma urgência em comer, acompanhada de alguma tensão, sensação desagradável na boca, garganta e corpo, você teve um desejo incontrolável de comer. No desejo, focalizamos, às vezes, em um só tipo de alimento, pois a fome emocional é seletiva (exemplo vontade de comer um doce, uma pizza, um chocolate), ela vem de uma hora para outra e quanto mais se come, mais dá vontade de comer.

Neste caso, é provável que fique remoendo essa ideia, se sinta ansiosa para saber quando terá a oportunidade de comer novamente. Talvez até superestime a intensidade de sua fome, do seu desejo incontrolável de comer, e a duração das sensações. Talvez, tente se libertar do incômodo comendo imediatamente. No entanto, quando come vêm o prazer imediato e logo depois, quando passa, vêm a culpa, o arrependimento.

E por que tudo isso ocorre?

Porque as pessoas comem por razões emocionais, a compulsão por comida, motivada por razões emocionais é segunda maior causa de obesidade em todo o mundo, seguida de dietas que não deram certo. Isto ocorre porque muitas vezes as pessoas comem porque se sentem solitárias, infelizes, cansadas ou entediadas ou por qualquer outro motivo que não está diretamente relacionado à necessidade de se alimentar.

Se isto também acontece com você, dificilmente se sentirá satisfeita com a quantidade de comida ingerida.

Bem, e o que posso fazer para solucionar isso?

Uma dica é se fazer algumas perguntas, antes de comer:

“Estou com fome mesmo ou só quero me aliviar do incômodo que estou sentindo?

“Estou comendo apenas para alimentar meu corpo ou para aliviar algum desconforto?

O segredo é parar um minuto, para se observar e observar como está a sua vida. Quais são os pensamentos e sentimentos que surgem neste momento?

De 0 a 10, estou satisfeita com a vida que tenho hoje?

Qual área da minha vida preciso dar mais atenção?

Como posso solucionar esses desafios e gerenciar minha vida de forma mais plena?

Está difícil?

Faça pequenas mudanças, peça ajuda para uma amiga, alguém da família ou para um profissional especializado.

Resumindo, para se ter controle sobre a comida é importante observar que pensamento ou sentimento está passando na sua cabeça. Começa com um pensamento, que gera um sentimento e direciona para uma ação (que no caso é comer), esta ação realizada repetidas vezes se torna um hábito. Ter clareza desses pensamentos e sentimentos, do que está causando o desconforto já é o primeiro passo para você ter controle sobre suas escolhas.

Aprender a comer, apenas quando está com fome é um hábito que você começará exercitando e, com o tempo, passará a ser totalmente automático em sua vida.

Você não precisa e nem deve passar fome, é necessário apenas aprender a fazer escolhas mais saudáveis na hora de se alimentar, resolvendo a causa raiz da vontade e do desejo incontrolável de comer.

Desenvolver esta habilidade é muito importante para emagrecer e se manter magra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *